PNEUMA

Um dia os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas a João Baptista que lhe fizeram a seguinte pergunta: “Quem és tu?”, Ele confessou e negou: “Eu não sou o Messias.”

E João testemunhou dizendo: “Vi o Espírito Santo a descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele (Jesus). E eu não o conhecia, mas Aquele que me enviou a baptizar em água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Vi com os meus olhos e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus.” (Cf. Jo 1,19 e seguintes).

QUEM SOIS VÓS? Será certamente, a pergunta que tu Amigo, nos fazes ao visitares este “site” www.pneuma-rc.pt, no mar imenso da Internet. Saudamos-te e pedimos-te que permaneças connosco. Nos textos e imagens que vires neste “site” encontrarás uma resposta mais completa e, quem sabe, ficarás com o desejo de habitualmente nos visitares e nos acompanhares nesta viagem dentro do barco que tem por nome Renovamento Carismático…

QUEM SOMOS?!… Somos urna família universal. Fizemos a experiência do Baptismo no Espírito. De mãos dadas, como irmãos, rezamos a Deus: “Pai Nosso…”; proclamamos Cristo, Deus e Homem, como nosso Salvador e Senhor; acreditamos que o Espírito Santo, Amor de Deus, habita em nossos corações e, como no seio da Trindade, gera, entre nós, comunhão, amor, alegria, paz e dinamismo…

O Renovamento Carismático, como obra do Espírito Santo, fruto do Vaticano II, germinou na Igreja Cató1ica em 1967, na Universidade Espiritana de Duquesne (USA) e dali se propagou para todo o mundo. Hoje, mais de cem milhões de Católicos vivem esta experiência pentecostal. O Renovamento Carismático é o maior fenómeno religioso moderno, é uma explosão do Fogo Novo que Cristo lançou na terra é, no dizer de Paulo VI, “uma graça” extraordinária para a renovação da Igreja e do coração dos homens.

Pessoalmente fiz esta experiência de Vida Nova, em Roma, em 1974. A centelha deste lume iluminou-me e transformou a minha vida; transportei-a no coração e entreguei-a, em Fátima, a Nossa Senhora, onde germinou este Renovamento Carismático em Portugal, no mês de Novembro do mesmo ano. Em Lisboa, na Casa dos Missionários do Espírito Santo (à Estrela) iniciei, na Epifania de 1975, o grupo que mais tarde se viria a chamar PNEUMA VITA (uma palavra grega e outra latina que significam: ESPÍRITO E VIDA).

Revista Pneuma
SEMINÁRIOS VNE
TEMAS DE REFLEXÃO
ORAÇÕES
TESTEMUNHOS
FOTOGRAFIA
PERGUNTAS
LITURGIA
ACOLHIMENTO
INTERCESSÃO / ADORAÇÃO
MÚSICA
LIVROS